Prognóstico Climático de Inverno 2024
Resumo da Nota Técnica Conjunta INPE/INMET/FUNCEME
O Inverno de 2024 começou dia 20 de junho e, devido às ocorrências dos últimos meses, associados ao fenômeno El Niño e às mudanças climáticas, torna-se necessária a atenção às previsões climáticas. Assim sendo, segue um resumo do prognóstico climático para a nova estação, disponibilizado no site do INMET e confeccionado pelo INMET, CPTEC e FUNCEME.
O modelo de previsão de El Niño do centro de pesquisa APEC Climate Center (APCC, sediado na Coreia do Sul) indica neutralidade para o mês de julho e possibilidade de desenvolvimento de La Niña a partir do mês de agosto.
A previsão para os meses de inverno
indicam, para a Região Norte, o predomínio de chuva igual ou abaixo da média na maior parte da região, enquanto no extremo norte de Roraima e Amapá, e noroeste do Amazonas, é previsto chuva acima da média. A temperatura do ar deve permanecer acima da média na maior
parte da região; a exceção é o norte e oeste do estado do Amapá e o extremo norte do Pará, que devem ter temperaturas próximas à média.
Na Região Nordeste, a previsão indica chuva próxima à média no interior. No litoral, a precipitação deve permanecer ligeiramente abaixo da média, embora episódios de chuva forte possam ocorrer devido ao aquecimento do Oceano Atlântico. As temperaturas devem permanecer acima da média.
As chuvas devem permanecer abaixo da média na Região Centro-Oeste, com temperaturas acima da média em toda a região.
Na Região Sudeste, é previsto chuva abaixo da média, com exceção do litoral sul do estado de São Paulo, com chuvas pouco acima da média, provavelmente devido a passagem de frentes frias. As temperaturas devem permanecer acima da média.
Para a Região Sul, a previsão é de chuvas acima da média em Santa Catarina, centro e leste do Rio Grande do Sul e sudeste do Paraná. As temperaturas devem ser acima da média no Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul, próximas a média no centro-sul gaúcho e ligeiramente abaixo da média no extremo sul do Rio Grande do Sul.
Para ler a versão completa, acesse
https://portal.inmet.gov.br/uploads/notastecnicas/Progn%C3%B3stico-Clim%C3%A1tico-de-inverno-18.06.2024-2_2024-06-19-174423_bfsh.pdf