Prognóstico Climático de Outono 2024
Resumo da Nota Técnica Conjunta INPE/INMET/FUNCEME
O outono de 2024 começou aos 6 minutos do dia 20 de março e, devido às ocorrências dos últimos meses, associados ao fenômeno El Niño e às mudanças climáticas, torna-se necessária a atenção às previsões climáticas. Assim sendo, segue um resumo do prognóstico climático para os próximos 3 meses, disponibilizado no site do INMET e confeccionado pelo INMET, CPTEC e FUNCEME.
O modelo de previsão de El Niño do centro de pesquisa APEC Climate Center (APCC, sediado na Coreia do Sul) indica enfraquecimento do fenômeno, com intensidade moderada a fraca nos meses de abril, maio e junho de 2024.
A previsão para os meses de outono indicam, para a Região Norte, o predomínio de chuva abaixo da média em grande parte da região, enquanto no norte de Roraima, noroeste e sudoeste do Amazonas e oeste do Acre, é previsto chuva próximo a média ou acima. A temperatura do ar deve permanecer acima da média na maior parte da região.
Na Região Nordeste, a previsão indica chuva abaixo da média em toda a região; porém, ainda podem ocorrer chuvas intensas isoladas, especialmente na faixa leste. Em grande parte da região as temperaturas devem permanecer acima da média.
As chuvas devem ser próximas ou abaixo da média na maior parte da Região Centro-Oeste, com exceção do Mato Grosso do Sul, que deve ter chuvas ligeiramente acima da média. As temperaturas devem ser acima da média em toda a região.
A maior parte da Região Sudeste deve ter chuvas próximas a média ou pouco abaixo; exceções são o estado de São Paulo e o sul de Minas Gerais, com chuvas pouco acima da média. As temperaturas devem ser pouco acima da média.
Para a Região Sul, a previsão é de chuvas acima da média. As temperaturas devem ser acima da média na maior parte da região; a exceção é a porção centro-sul do Rio Grande do Sul.
Para ler a versão completa, acesse
https://portal.inmet.gov.br/uploads/notastecnicas/Prognóstico_Climático_Outono_2024_versãofinal_r2_2024-03-20-141857_uznq.pdf